quarta-feira, 29 de maio de 2013

Senado aprova criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia


O Plenário do Senado aprovou na noite de terça-feira (28/mai) o Projeto de Lei 2204/11, do Executivo, que cria a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), por desmembramento da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A matéria foi aprovada, após articulação do senador Walter Pinheiro (PT/BA) que protocolou e encaminhou pedido de urgência para que o Projeto de Lei fosse votado direto no plenário. “A aprovação no plenário encurtou a tramitação, já que a matéria tinha que ser analisada em outras duas comissões da Casa, no caso a  Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Educação”, comentou Pinheiro.

Após ter seu pedido de votação da urgência acatado pelo presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB/AL), Pinheiro proferiu no Plenário o parecer favorável, finalizando a votação. Segundo Pinheiro, com a matéria pronta para ser sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, a universidade poderá ser estruturada para iniciar suas atividades já no próximo ano.  “O motivo dessa urgência é para que a universidade tenha tempo suficiente para se estruturar e, ainda no ano de 2014, garantir aos estudantes do Oeste baiano a oportunidade para o ingresso aos cursos”, destacou.

Pinheiro lembrou ainda os diversos campi que serão instalados com a criação da Ufob e a importância para o incremento do desenvolvimento regional . A nova instituição terá sede no município de Barreiras e contará com quatro campi nos municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria de Vitória e Luís Eduardo Magalhães. Na UFOB, serão oferecidos 35 cursos de graduação, que deverão atender a 7.930 estudantes.(da Agência Senado, editado por Oeste Global)

Nenhum comentário:

Postar um comentário