quarta-feira, 22 de maio de 2013

Jovem de 18 anos cria algoritmo capaz de detectar leucemia

Uma garota de apenas 18 anos deu mais um passo para o desenvolvimento da cura da leucemia. A norte-americana Brittany Wenger desenvolveu algoritmo capaz de diagnosticar a doença, e que pode revolucionar a medicina.

Ela criou uma rede artificial neural baseada na nuvem, capaz de encontrar padrões genéticos em pacientes. Com isso, o sistema identifica a chamada leucemia de linhagens mistas. “Diferentes tipos de câncer têm diferentes tipos de impressões moleculares”, disse Wenger ao Mashable.

O sistema é capaz de analisar características como tamanho, espessura e forma das células para saber se o indivíduo está ou não doente.

Wenger não só criou a ferramenta para diagnósticos, como também descobriu quatro genes específicos que podem ser utilizados para criar remédios contra a leucemia.

“A parte mais incrível da ciência é que você pode responder questões e realmente revolucionar o mundo com a nossa base de conhecimentos”, disse.

O início
A jovem começou sua pesquisa quando tinha apenas 15 anos e sua prima foi diagnosticada com câncer de mama. Wenger passou então a se dedicar em identificar padrões nas células cancerígenas.

Ela aprendeu a programar e começou a avançar nas pesquisas. Foi quando criou o Cloud4Cancer, sistema de inteligência artificial que, utilizando métodos não-invasivos, é capaz de dizer se o paciente tem tumores malignos ou benignos.

“Eu fiquei realmente interessada em aplicar minha paixão por inteligência artificial em meu interesse por diagnósticos de câncer de mama”, explicou.

De lá para cá, já venceu uma série de prêmios, como o Intel Talent Search, que a premiou com US$ 20 mil e o Google CS Connect, que lhe rendeu mais US$ 10 mil. (Olhar Digital)

Nenhum comentário:

Postar um comentário