sexta-feira, 12 de abril de 2013

Bahia tem mais uma universidade federal aprovada



Fonte: Jornal Nova Fronteira

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira, 10, de forma terminativa no âmbito da Câmara Federal, o projeto de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), a quarta Instituição de ensino superior conquistada pelo Estado nos últimos 10 anos. O processo iniciou-se com a realização de audiências públicas com os Ministérios da Educação e da Integração Nacional e, posteriormente, com audiências com a Universidade Federal da Bahia.


Após a aprovação pela CCJ, o projeto segue para aprovação no Senado.

O projeto da UFSBA prevê a instalação de campi nos municípios de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Itabuna, que será sede da Reitoria. Os campi vão gerar cerca de 10.800 novas vagas nos níveis de ensino superior, sendo 12 Bacharelados Interdisciplinares (BI) em quatro grandes áreas de conhecimento, 15 Licenciaturas Interdisciplinares (LI) em 5 eixos de formação, 30 cursos de graduação profissionalizante plena (CPL), dez Residências, 19 Mestrados e nove doutorados.

Além disso, Cursos Superiores Tecnológicos (CST) e Cursos de Formação Sequencial Universitária (CFSU) serão oferecidos em parceria com Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia (IFBaiano), IFBA, Sebrae e órgãos do Sistema S que atuam na região.

O diferencial da UFSBA são os colégios universitários, onde os estudantes cursarão os dois primeiros anos do curso. Os colégios universitários serão instalados em municípios que possuam acima de 20 mil habitantes e com população estudantil compatível com os cursos.

Outras oportunidades

Além da UFSBA, também está em tramitação na câmara a aprovação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). A nova universidade será a transformação do campi Edgar Santos, da UFBA de Barreiras, em uma Universidade Federal independente. A Ufob prevê campi nas cidades de Luís Eduardo Magalhães, Bom Jesus da Lapa e Barra, estando prevista extensão para o município de Santa Maria da Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário